durante a pandemia

VÍDEO: professor dá aulas de capoeira pela internet em Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Arquivo Pessoal

Toda semana, a pequena Maria Flávia de Oliveira Froehlich, de 3 anos, coloca o uniforme branco e vai em direção à sala de casa para mais uma aula de capoeira. A mãe Luciana Nunes de Oliveira liga o notebook e roda mais uma videoaula gravada pelo professor Rodrigo Silveira Antunes. Durante a suspensão das atividades presenciais nas escolas, o professor decidiu gravar em casa as aulas da modalidade e enviar para os alunos reproduzirem os movimentos em suas residências.


Rodrigo, que é formado em Educação Física pela Fames, conta que os vídeos chegam a cerca de 400 alunos de 1 a 6 anos de escolas de educação infantil do município onde dá aulas. Alguns vídeos também estão disponível no Youtube

- Eu gravo as aulas em casa mesmo, porque a ideia é essa, mostrar que dá pra praticar capoeira também dentro de casa. Depois, mando os vídeos para as escolas, que repassam nos grupos de WhatsApp dos pais dos alunos, que mostram para os filhos - afirma.

Fisioterapeuta de Santa Maria é primeira gaúcha selecionada para força-tarefa em Manaus

Para fazer as gravações, Rodrigo teve que adaptar a estrutura em casa, abrindo espaço e empurrando móveis. As aulas virtuais começaram em 22 de março e, desde então, são cerca de seis a oito vídeos por semana.

- Como são crianças pequenas, tento ser o mais didático possível, ensinando as movimentações e com muita conversa. Também uso instrumentos e músicas para prender a atenção - relata.

Além das atividades nas escolas, o professor faz também algumas aulas ao vivo por meio de uma plataforma de streaming para outros pais que pagam pelas aulas. Quem tiver interesse, pode contatar Rodrigo pelo telefone (55) 99902-0858.

PAIS APROVAM ATIVIDADE

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Luciana, que está em home office, conta que está sendo um desafio manter a filha entretida em casa, e as aulas de capoeira ajudam.

- A gente coloca o computador na frente dela, e ela fica muito concentrada tentando repetir todas as ações que o professor faz. Depois que aprende, sempre vem me mostrar - revela a mãe.

Conforme a diretora da escola Escola Infantil Carinha de Anjo, uma das escolas que participa do projeto, como muitas crianças moram em apartamentos, durante o isolamento quase não saem de casa, a capoeira faz com que as crianças continuem praticando atividades físicas. 

- Os pais gostam, acham muito legal. Apesar do período que estamos vivendo, tem sido muito produtivos. Pensamos bastante na importância de manter as crianças em movimento e a capoeira é uma forma de manter a criança ativa - destaca Ana.

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Colégios particulares aguardam decretos para definir a retomada das aulas

Próximo

5 sites para aprender sobre música sem sair de casa

Educação